Sistemas de acionamento para a indústria aeronáutica e aeroespacial

O seu parceiro fiável no ar.

Qualidade sem compromissos, técnica inovadora e milhares de horas de voo: o nosso objetivo é ser o seu parceiro mais fiável nos céus. Os sistemas de acionamento elétricos da maxon para a indústria aeronáutica e aeroespacial auxiliam a pilotagem no cockpit e movimentam drones, satélites e rovers em Marte.

  • Desde

    2010

    que a maxon tem uma Business Unit própria para o setor da indústria aeronáutica e aeroespacial.

  • 20

    anos

    que os rovers Mars exploram o planeta vermelho com a ajuda da tecnologia de acionamento da maxon.

  • Mais de

    7000

    configurações possíveis, especialmente criadas para o setor da indústria aeronáutica e aeroespacial.

Sistemas de acionamento para a indústria aeronáutica e aeroespacial.

Há mais de 20 anos que a tecnologia da maxon movimenta os rovers Mars no planeta vermelho. Atualmente, também existem centenas de sistemas de acionamento numa aeronave de longo curso moderna. De volta aqui à Terra, a maxon desenvolve a solução de acionamento certa em conjunto com os seus clientes, composta por componentes individuais ou exigentes sistemas técnicos para aviões comerciais, helicópteros, naves espaciais e, inclusive, aeronaves não tripuladas.

A maxon garante a qualidade incomparável dos seus sistemas de acionamento eficientes, fiáveis e potentes no setor da indústria aeronáutica e aeroespacial. Desde 2012 que a maxon está certificada segundo a norma EN 9100 (corresponde à AS 9100). Essa norma foi concebida especificamente para empresas que desenvolvam e produzam componentes para a indústria aeroespacial. Nos laboratórios internos, os acionamentos são testados quanto a vibração, choque, frio, calor ou vácuo.

O nome maxon representa a precisão à medida do cliente e uma rede de suporte abrangente, que garante os elevados padrões suíços em todo o mundo. A nossa equipa especializada no setor aeroespacial ajuda clientes tanto em aplicações simples, como em complexos projetos de desenvolvimento que duram vários anos.

A equipa aeroespacial da maxon usa o conhecimento dos vários projetos especiais, como, por exemplo, os acionamentos das missões em Marte, noutros projetos aeroespaciais e aprofundou esta perícia para a produção em série. Isto é permitido pela técnica mais moderna e por testes laboratoriais intensivos. Nunca paramos. Criamos possibilidades totalmente novas para a técnica aeronáutica e aeroespacial, seja nos aviões comerciais, nos helicópteros ou nas naves espaciais.

 

Para parcerias duradouras.

Como empresa familiar suíça ativa a nível mundial, a maxon é um parceiro fiável para colaborações duradouras. Estamos presentes em todo o mundo e temos locais de produção altamente especializados. Graças a um acompanhamento local em termos de engenharia, conseguimos reagir de forma rápida e flexível a qualquer desafio do setor aeroespacial e temos capacidade para assegurar um fornecimento estável de produtos por várias décadas.

As nossas recomendações de produtos.

Os produtos maxon destinados à indústria aeronáutica e aeroespacial foram testados de acordo com a norma DO-160G para condições ambientais, como oscilações de temperatura, humidade, choque e vibração, sendo assim também adequados para as aplicações mais exigentes. Um programa básico padronizado de produtos permite acelerar ciclos de desenvolvimento, para que os clientes tenham à disposição produtos sofisticados para a indústria aeronáutica e aeroespacial o mais rápido possível.  Para mais informações, contacte os seus especialistas maxon locais

DCX Aero

 

  • Motor com escovas potente e compacto
  • Disponível em diferentes tamanhos: Diâmetros 10-35 mm
  • Utilizados em Marte

EC-4pole Aero

 

  • A mais elevada relação potência/peso e tamanho
  • Enrolamento de altas temperaturas
  • Comprovado em condições ambientais extremas

EC-i Aero

 

  • Motor dinâmico de binário elevado
  • Com enrolamentos de núcleo de ferro
  • Compacto e leve

GPX Aero

 

  • Tecnologia de ponta em redutores planetários
  • Eficiência máxima
  • Boa dirigibilidade em marcha-atrás

Encoder para a indústria aeronáutica e aeroespacial

 

  • Série de codificadores rotativos ENX
  • XT = temperaturas extremas
  • Proteção contra humidade
Hook_actuator_EC_4-pole_30_GP42_custom_gear_front

Experts

Sistemas de acionamento à medida do cliente.

Para os requisitos que não são cumpridos por componentes padrão, desenvolvemos também sistemas de acionamento completamente novos para soluções de nicho e para a produção em grandes séries. Podem ser componentes individuais, como motores elétricos, redutores, sensores ou comandos, ou conjuntos sob a forma de atuadores completos. As nossas equipas de projeto auxiliam os clientes logo durante a especificação, acompanham a qualificação e oferecem uma qualidade suíça fiável para as aplicações mais exigentes. Graças à utilização de componentes básicos, estão disponíveis acionamentos específicos para clientes em condições atrativas e dentro de prazos também eles atrativos. 

Soluções de acionamento específicas para aplicações.

Cada segmento de mercado aeroespacial tem os seus próprios requisitos e desafios, que a maxon aborda com produtos e soluções que se concentram especialmente nos respetivos mercados de nicho, como, por exemplo, o mercado dos drones. Para os projetos mais exigentes, a integração máxima de sistemas e âmbitos de fornecimento que excedam o simples nível de componentes, auxiliamos os nossos clientes do setor aeroespacial com projetos de desenvolvimento individuais. Estes projetos levam a construções feitas à medida, que satisfazem de forma precisa os requisitos desejados. Os produtos estão integrados na perfeição e garantem uma segurança e rentabilidade máximas durante a operação graças à sua eficiência e fiabilidade ideais. 

Configurações

Todos os projetos precisam de ideias novas.

O nosso extenso catálogo de acionamentos é uma boa base para qualquer projeto. O configurador online permite alterar de forma rápida e simples as soluções, por ex., em termos de tamanho, estágios de redução, apoio do motor, veios ou encoder.  

Os produtos aeroespaciais maxon cumprem os elevados requisitos da indústria aeroespacial, pelo que é possível desenvolver produtos adequados de forma eficiente e otimizada em termos de custos, com rápida disponibilidade.
 

Certificação

A maxon está certificada conforme a norma EN 9100.

A segurança, a qualidade consistente e a fiabilidade absoluta são essenciais na indústria aeronáutica e aeroespacial. A maxon ajuda a indústria aeronáutica e aeroespacial tripulada e não tripulada a tornar-se mais fiável, mais eficiente e mais confortável. Acompanhamos os nossos clientes nos seus exigentes desenvolvimentos e processos de certificação.

Enquanto fornecedor líder:

A maxon está certificada desde 2012 conforme a norma EN 9100 (corresponde à AS 9100).

A maxon está familiarizada da melhor forma com as normas industriais RTCA DO-160/178/254 e MIL-810.

A maxon pode realizar testes quanto a influências ambientais, como vibrações, choques, baixas e altas temperaturas, bem como vácuo no laboratório interno.

A maxon cumpre requisitos regulamentares, como, por ex., os regimes internacionais de controlo das exportações.

A maxon tem em atenção as novas disposições aeronáuticas (por ex., FAA/EASA), o que facilita os processos de aprovação e a avaliação de riscos (por ex., SORA).

A maxon submete-se a auditorias anuais, assim como a um processo contínuo de avaliação e melhoria.

Sistemas de acionamento para a indústria aeronáutica e aeroespacial

Transfira agora o panfleto.

Obtenha uma visão geral inicial e saiba mais sobre as nossas gamas de produtos mais importantes para o setor aeroespacial.

Gestão de projetos

A nossa equipa de gestão de projetos: orientada para o objetivo e altamente empenhada

A nossa equipa aeroespacial adora projetos desafiantes e o intenso intercâmbio com os clientes. Prestamos auxílio aos nossos clientes na definição de um âmbito de projeto, tendo em consideração a tecnologia, os custos e o tempo. Os projetos de desenvolvimento são acompanhados por gestores de projetos da indústria aeronáutica e aeroespacial, que acompanham os nossos clientes desde a fase de especificação até ao lançamento da produção. 
Garantimos uma flexibilidade máxima e um fluxo proativo de informação.

RFI/RFP
PDR
CDR
QTP/R
P/MRR

RFI/RFP: nesta fase, a equipa de distribuição e gestão de projetos da maxon trabalha em colaboração com o cliente, para compreender e refinar os seus requisitos. Desta forma, conseguimos oferecer exatamente o produto mais adequado às necessidades dos clientes.

Gabriel Ybarra

Gestor de projetos/Chief Engineer

SENER group

“A equipa maxon compreende os nossos requisitos e é muito rápida nas modificações da conceção. É um sentimento fantástico estar envolvido em todo o processo – desde o desenvolvimento até à produção e aos testes.”

Blogue corporativo

Histórias de sucesso

Com uma precisão feita à medida, uma extensa rede de apoio e serviços de engenharia que garantem padrões suíços a nível mundial, estamos sempre a abrir novas possibilidades na indústria aeronáutica e aeroespacial.
Drone_newYoung Engineers Program

Abrindo o caminho para robôs voadores

Como parte de um projeto de foco na ETH Zurique, oito estudantes de licenciatura construíram um manipulador voador que pode pairar em qualquer orientação e agarrar objetos. O drone é ainda mais manobrável do que um quadricóptero e foi concebido com o objetivo de levar a robótica aérea a novas alturas.
Mais informações
GettyImages-1449084299Expertise

15 razões pelas quais os fabricantes de VANT confiam na maxon

O elemento mais importante na indústria dos drones é o pleno conhecimento da interação perfeita entre motores DC sem escovas, sistemas de controlo eletrónicos de velocidade e hélices compatíveis ao nível do sistema. Ao mesmo tempo, trata-se de entender as necessidades específicas de cada cliente. Reunimos 15 razões pelas quais as start-ups e as empresas de aviação globais confiam nos produtos e no know-how da maxon. 
Mais informações
template drivetech 1500x1000 Auterionmaxon Inside

maxon e Auterion

Esta parceria estratégica oferecerá uma integração de sistemas aviónicos e de propulsão revolucionária para drones definidos por software que marcam o futuro da expansão dos drones.
Mais informações

Perguntas mais frequentes

  • Que padrões cumprem os produtos do catálogo?

    Os produtos do catálogo maxon são desenvolvidos e produzidos de acordo com a norma ISO 9001. No entanto, e devido à grande ancoragem da maxon em vários setores, é também possível aplicar sistemas de qualidade específicos aos setores em caso de necessidade. Para uma conformidade total com a norma EN 9100, é necessário um projeto de desenvolvimento específico dos clientes, para a verificação dos requisitos ou a análise de riscos. Por outro lado, a nível de produto, as diferenças entre as normas são bastante reduzidas devido ao nível de qualidade já muito alto.

  • Como funciona o sistema de garantia de qualidade?

    Trata-se de um sistema multinível que abrange desde o controlo de entrada de peças individuais até ao controlo final 100%, também a nível elétrico, na produção. Inclui também uma gestão de configuração e alteração, bem como uma rastreabilidade transparente e uma documentação cuidadosa para cada lote de produção individual.

  • Como funciona a gestão de configuração e alteração?

    Existem vários níveis de gestão de configuração e alteração em função dos requisitos específicos dos clientes. As alterações relativas à forma, ao ajuste ou à função de um produto são cuidadosamente analisadas. Consoante o que foi acordado e o nível aplicado, é necessária uma comunicação ou autorização antes da alteração. Para isso, oferecemos uma gestão da obsolescência abrangente, com comunicação precoce aos clientes.

  • As disposições legais, como a FAR, a DFAR e os requisitos de Cyber-Security foram cumpridas?

    A maxon compromete-se a cumprir todas as disposições e leis de exportação em vigor. No entanto, são temas sensíveis que exigem uma atenção especial. O nosso objetivo é fazer com que os nossos clientes compreendam os efeitos do nosso princípio de conformidade nos projetos e produtos que conseguimos acompanhar. A cibersegurança tem prioridade máxima. A maxon avaliou a sua situação em termos de cibersegurança de acordo com a norma NIST800-171 e registou a sua autoavaliação (tipo "basic") no âmbito do Supplier Performance Risk System (SPRS) do governo dos EUA.

  • Que política de controlo de exportações é seguida (Dual Use, ITAR)?

    A maxon consegue operar praticamente qualquer projeto com ofertas comerciais padrão, sem que seja necessária uma licença. No entanto, as leis de exportação são complexas, especialmente para nós enquanto empresa ativa a nível mundial, com vários locais de produção. As disposições são precisamente monitorizadas e a sua pessoa de contacto maxon pode ajudar em caso de dúvidas.

    A maxon oferece com sucesso as suas soluções de acionamento industriais personalizadas em aplicações da indústria aeronáutica e aeroespacial controladas pela EAR 99 até à EAR 600-Serie. As cooperações abrangidas pela EAR 600-Serie podem exigir atividades de licenciamento adicionais à maxon e aos seus clientes, mas a maxon consegue participar nestes projetos.

    No entanto, atualmente, a maxon não consegue participar em projetos em que o objeto ou os componentes desenvolvidos ou fornecidos pela maxon são sujeitos à ITAR. Para mais informações, contacte a sua pessoa de contacto para a distribuição maxon.  

Contacto

Precisa de apoio?

Os nossos especialistas em soluções para a indústria aeronáutica e aeroespacial terão todo o gosto em ajudar.